top of page
APSE - Área de Assistência e Promoção Social Espírita

Conceito
A assistência e promoção social espírita é a prática da caridade, na abrangência definida pelo Espiritismo, às pessoas e às famílias em vulnerabilidade e risco social, detentoras de direitos e deveres, conjugando-se a ajuda material, o socorro
espiritual e a orientação moral-doutrinária, com vistas à assistência e promoção sócio-econômico-espiritual.

Finalidade
a) Oferecer a assistência e promoção social espírita assegurando suas características preventivas, beneficentes e promocionais, prestando auxílio espiritual, moral e material, além de orientar e encaminhar os beneficiários a se integrarem ao sistema de proteção social do estado brasileiro; 
b) Promover a formação do homem de bem, que é aquele que cumpre a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza, com vistas à construção de uma sociedade fraterna, beneficiada pelo bem que pratica.

Objetivos
a) Acolher, escutar e orientar as pessoas e as famílias em vulnerabilidade e risco social que buscam a SEFA, ou que, por algum modo, possam ser abrangidas pela ação comunitária desenvolvida pela instituição, ofertando auxílio espiritual, moral e material, visando à sua promoção social, crescimento espiritual e cidadania;
b) Proporcionar a todos os participantes da tarefa – beneficiários, frequentadores e trabalhadores voluntários - a oportunidade de praticar a caridade pela vivência do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.

Abrangência
A ação de assistência e promoção social abrange o atendimento a cada beneficiário em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como ao colaborador da instituição, ao proporcionar a prática da caridade pela vivência do Evangelho.

Organização geral
a) As atividades da Área de Assistência e Promoção Social Espírita (APSE) são realizadas sem imposições, de forma integrada com as demais Áreas da SEFA, com orientação e embasamento doutrinário e assistência espiritual, de modo que possa constituir-se em um dos meios para a libertação espiritual, finalidade primordial da Doutrina Espírita.
b) O trabalho realizado pela Área de Assistência e Promoção Social Espírita é precedido do estudo da realidade do beneficiário e das estruturas públicas de apoio de Cachoeirinha. Em situações de reconhecida necessidade imediata, o auxílio deve ser prontamente prestado, de forma a atender o que prescrito em O Evangelho segundo o Espiritismo, em seu capítulo 16, item 11: “Não repilas o que se queixa, com receio de que te engane; vai às origens do mal. Alivia, primeiro; em seguida, informa-te, e vê se o trabalho, os conselhos, mesmo a afeição não serão mais eficazes do que a tua esmola”.
c) A atividade de assistência e promoção social espírita segue cuidadoso planejamento, observando a necessidade de voluntários, de funcionários e de recursos materiais e financeiros, sobretudo quando envolva despesas permanentes, a fim de evitar-se deficiente atendimento ou paralisação da tarefa por falta de recursos.
d) Nas atividades da assistência e promoção social espírita são aplicados métodos e técnicas da Política Nacional de Assistência Social, desde que compatíveis com os princípios doutrinários e respeitando as convicções religiosas do beneficiário.
e) A SEFA estimula e proporciona a formação continuada específica da Área de Assistência e Promoção Social Espírita aos seus trabalhadores voluntários, nos aspectos doutrinário e técnico, levando em conta os ensinamentos espíritas e as diretrizes, objetivos e normativas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
f) Na realização de trabalho especializado no âmbito da assistência e promoção social espírita, este é desenvolvido por profissional voluntário ou contratado, devidamente habilitado.
g) Nas atividades de assistência e promoção social espírita, os beneficiários da ação são estimulados à vivência da caridade em seus contextos de vida.
h) A SEFA mantém diálogo permanente com a Secretaria de Assistência Social de Cachoeirinha, para intercâmbio de informações sobre os beneficiários atendidos e serviços oferecidos; 

 

bottom of page